Comunicado em resposta aos Pioneiros de Bragança
- escolinhadoarnaldo
- 16 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Relativamente ao comunicado que se pode ler na página do facebook dos Pioneiros de Bragança, na qual, surpreendentemente, a Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira é visada, prestamos os seguintes esclarecimentos:

1. Qualquer cidadão ou Instituição tem o direito de manifestar ou seu desagrado ou indignação, quando julguem estar a ser prejudicados ou tratados de forma desigual, sem que para isso seja necessário visar terceiros, principalmente, quando os visados em nada contribuíram, até porque não tinham poder para tal, para a situação evocada nos argumentos utilizados.
A organização dos jogos Portugal – Kuwait, foram da exclusiva responsabilidade da F.P.F. com a colaboração da A.F. Bragança e apoio do Município de Bragança, sendo a Escolinha do Arnaldo, de quem o homenageado é patrono, um mero parceiro do evento.
Sim, é verdade, não nos fechamos no nosso “casulo” e, bem pelo contrário, fomos ao encontro, não ficando à espera que nos contactassem, da A.F. Bragança, a quem manifestamos o nosso interesse, que fossem os jovens atletas da nosso instituição a entrar com as seleções, como é usual nestas situações, e foi essa a nossa participação no evento. Não conseguimos perceber que uma participação tão simples, duma coletividade que não teve, e nem tinha que ter, qualquer interferência na organização dos jogos, tenha sido alvo de um ataque por parte dos Pioneiros, ou melhor, até percebemos, chama-se inveja, também conhecida popularmente como “dor de cotovelo”, que é característica de pessoas de baixo nível e mal formadas.
Voltando ao início, quando os argumentos são fortes e válidos, eles falam por si mesmos, não sendo necessário visar outra instituição do qual o homenageado é o seu patrono, visando assim, o próprio Arnaldo Pereira. Não basta dizer que ficaram muito contentes com a homenagem, é preciso não ser hipócrita, e ter atitudes que sustentem o que afirmam, o que não foi o caso.
2. Somos uma escolinha de Futsal, com apenas seis anos de existência, que se dedica apenas à formação, e cujo contributo para a modalidade está, naturalmente, de acordo com a sua dimensão.
Temos colaborado, numa vertente social, com a Obra Kolping, possibilitando que jovens sem condições económicas possam frequentar gratuitamente a nossa escolinha. Procuramos, também, organizar eventos como são os casos dos jogos de solidariedade entre os amigos do Arnaldo e do Pizzi, cujas receitas, como é do conhecimento de todos, tem revertido a favor de delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.
Temos vindo a organizar os torneios do 1º Ciclo.
Organizamos, em Junho de 2014, o 1º Torneio Internacional Cidade de Bragança, no escalão de Infantis, que contou com a presença das equipas do Benfica, AD Fundão, CSP Vila Flor, GD Macedense, Escolinha do Arnaldo e ED Vigo 2015 de Espanha, divulgando não só a modalidade, mas também, permitindo aos nossos atletas contactos com equipas mais evoluídas com quem podem aprender. Este ano, 2015, realizaremos a 2ª Edição do Torneio.
Desde Janeiro de 2012, aquando das nossas jornadas técnicas, que contou, entre outros, com a colaboração do Professor Jorge Brás, Selecionador Nacional, com quem mantemos uma relação de proximidade e amizade, fomos tendo, sistematicamente, conversas no sentido de fazer perceber que seria importante trazer-se uma seleção Nacional à cidade de Bragança.
Transmitimos à A.F. Bragança essa nossa preocupação, e encontramos da parte desta uma abertura total e sabemos da força e empenho que fizeram para que tal pudesse acontecer, aproveitando o sucesso do Torneio Lopes da Silva que organizaram.
Fizemo-lo quando fomos ver a seleção a Moimenta da Beira, quando fomos à Final Four em Oliveira de Azeméis, onde estivemos sempre com o selecionador.
Não fomos nós os responsáveis pela vinda da seleção a Bragança, mas demos o nosso contributo, dentro das nossas possibilidades.
Procuramos contribuir para a divulgação e sucesso do Futsal, sem nos preocuparmos em saber se fazemos mais ou menos que os outros. Fazemos a nossa parte, colaboramos com todos, sejam Clubes, Agrupamentos de Escolas, Municípios, grupos de pessoas, etc.
3. Para terminar, gostaríamos de informar que a Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira de Bragança, dispõe apenas de duas horas no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, à segunda e quinta feira das 18 ás 19 horas, não tem qualquer espaço cedido pelo Município para sua sede, nem se desloca em transportes fornecidos pela autarquia, ou seja, não temos qualquer tratamento diferenciado relativamente a outras coletividades que, sem exceção, nos merecem o máximo respeito.
Comentários